História

No principio foi assim...

A Associação de Corredores de Rua de Campina Grande (ASCORC) existe desde o ano de 1977. No começo chamávamos de equipe de corredores, embora fizéssemos também atletismo. O responsável direto pela organização do grupo de atletas foi o Prof. Francisco Martins da Silva, o primeiro treinador de nosso grupo. Martins, como sempre o chamamos era professor da Universidade Federal da Paraiba, trabalhava em Campina Grande, conhecedor de Treinamento Desportivo. Seu desejo de trabalhar com o atletismo e a corrida da rua foi concretizado quando começou a chamar alguns atletas para treinar. Os primeiros foram Teles Albuquerque e Vandemberg Barbosa. Depois vieram Tânio José (irmão do Teles), José Luiz Ferreira, chamado por Tânio e assim um foi chamando outro até constituirmos um grupo grande e forte. Chegaram Givanildo Silva e seus irmãos José João Clementino e Evanildo Silva (estes já falecidos). Ronaldo Ferreira, Gerson Meira, Francisco de Assis Paulo, foram atletas do grupo pioneiro.

Martins ficou à frente do grupo de atletismo até o ano de 1981, passando a responsabilidade à Teles Albuquerque que, na época já tinha abandonado os treinos e as competiçoes, mas continuava ajudando o grupo. Em 1983, eu, José Luiz Ferreira, recebi a incubência de continuar os trabalhos desenvolvidos por Martins e Teles. Assim continuo trabalhando com o grupo, registrado como Associação de Corredores de Rua de Campina Grande desde o ano de 2000. Hoje, além de ser, no momento, Presidente da ASCORC, sou também o treinador dos novos corredores. 

Durante estes trinta e cinco anos a ASCORC nunca suspendeu suas atividades, embora houve momentos em que o número de atletas reduziu bastante. Sua filosofia de trabalho está baseada na solidariedade, conhecimento e disposição para os treinamentos.